RESUMO: A
POLÍTICA – ARISTÓTELES
-nascimento 385 a 322 a.c em
Estagiros
-falecimento
-filiação: Nicómaco(médico)
-discípulo de Platão
-Deixou o estudo com Platão: Ficou
célebre a frase que se lhe atribui a justificar a ruptura: "Sou amigo de
Platão, mas ainda mais da verdade"
-foi mestre de Alexandre Magno
-características principais: rigor
lógico e sua profundidade metafísica
-Aristóteles aceita a escravatura e
considera-a mesmo desejável para os que são escravos por natureza.
-A POLÍTICA:
-expõem o papel arquitetônico da
ciência política no conjunto do saber, tais como a Metafísica e o conjunto das
Éticas
-é uma obra unitária na qual
convergem oito tratados relativamente independentes cuja datação aproximada e
concatenação
-Aristóteles resume seu livro: "Primeiro,
procuraremos rever o que foi dito pelos nossos predecessores que investigaram
este assunto. Depois, com base na nossa recolha de constituições,
consideraremos o que preserva e o que destrói as cidades bem como as
respectivas constituições e quais são as causas de que umas sejam bem
governadas e outras não. Estudadas estas questões, podemos compreender melhor
qual a melhor constituição, como cada uma deve ser ordenada e de que leis e
costumes carece"
-Livros II, III, VII e VIII,
transparece a preocupação de descrever o melhor regime de acordo com critérios
derivados de considerações sobre o bem. A melhor cidade será aquela em que for
possível a felicidade obtida pela vida criativa da razão.
-Os livros IV, V e VI descrevem os
regimes constitucionais do mundo helênico
-temas chaves: I - A natureza da
cidade e os seus elementos; II - A crítica das constituições; III - A teoria da
cidadania e tipos de regime; IV - A pluralidade de regimes constitucionais; V -
A teoria das revoluções; VI - Democracias e oligarquias; VII - A felicidade e o
regime melhor; VIII - A educação dos jovens
-NATUREZA DA CIDADE:
-A política é libertadora, contexto
que surge a mais célebre das fórmulas da obra: "o homem é, por natureza,
um ser vivo política
-A componente inicial é a família ou
casa com as relações entre marido e esposa, pais e filhos, senhores e servos.
-As categorias deste pórtico da obra
- natureza, finalidade, felicidade, bem, homem, cidade, ser vivo - tocam o
centro da filosofia de Aristóteles
-A natureza do indivíduo humano só é
realizável através da comunidade social e política.
-Desde o nascimento, uns estão
destinados por natureza a serem regidos, outros a reger; uns nascem livres,
outros são escravos por natureza. Justifica a escravatura natural pela suposta
incapacidade de certos homens se governarem a si mesmos; os escravos por
natureza devem submeter-se ao governo do senhor no interesse deste e de si
próprios.
- teoria da amizade, a força
viva de cada sociedade. A amizade, também pode ter a conotação de amor e
comunicação, é a substância do relacionamento humano e a dinâmica de todas as
relações sociais duráveis, e de onde os governos retiram estabilidade.
"Acreditamos que a amizade é o maior dos bens para as cidades".
-A FORMA DA CIDADE:
- O Livro III sobre a teoria da
cidadania é o centro de gravidade da Política.
-cidade =conjunto de cidadãos
-politéia= regime, constituição,
ordem constitucional, forma de governo, regime constitucional
- Aristóteles exclui da cidadania as
mulheres, as crianças, os anciãos que ultrapassaram um limite de idade, os
estrangeiros residentes (metecos) e os escravos.
- Aristóteles segue a mesma
metodologia de descrição do caráter em termos de predominância de um dos três
componentes da alma: desejo, vontade e razão.
-NATUREZA, FORMA E LEGISLAÇÃO:
- Aristóteles é um filósofo:
interessa-se pela estrutura e não pela história da sociedade.
-PLURALIDADE DOS REGIMES:
- definição de politeia: "Um
regime pode ser definido como a organização da cidade no que se refere a
diversas magistraturas e, sobretudo, as magistraturas supremas; em qualquer
cidade, o elemento supremo (kyrion) é o governo, e o governo é o próprio
regime".
- A parte determinante: numa democracia
será o povo, numa oligarquia o grupo dirigente.
- classificação dos seis tipos de
politeiai em duas séries de regimes justos e injustos.
-justiça: consiste na igualdade de
tratamento para os iguais e no tratamento desigual para os que têm méritos
desiguais.
-dois aspectos da justiça política: obediência
às leis, às quais se deve ajustar a conduta dos cidadãos; e o critério de
igualdade (isonomia) não para todos, senão para os iguais, já que a
desigualdade parece justa, e é, com efeito, não para todos, senão para os
desiguais.
-três variantes de analise política: tipos
básicos de regime(constitucional), o conflito de classes sociais(sociológica) e
o ciclo de evolução dos regimes(histórica).
-VÁRIOS REGIMES IDEIAIS:
- ciência política deve examinar,
sucessivamente, "a melhor forma de regime em absoluto"; a "forma
melhor tendo em conta as circunstâncias"; "a forma de regime que se
estabelece segundo um pressuposto"; e "a forma de regime que melhor
convém ao conjunto de todas as cidades".
- a riqueza excessiva gera a
insolência e a pobreza gera a criminalidade e malícia; e que a amizade apenas
cresce entre os que são iguais em qualidades; estão reunidos todos os elementos
para o legislador confiar na classe média como o bastão mais seguro da cidade.
- A finalidade educativa é a formação
de homens livres com excelências éticas e dianoéticas. Um dado é certo: os
saberes são liberais porque são libertadores.
-A CIÊNCIA POLÍTICA NA ESCALA DAS
CIÊNCIAS E DA VIDA:
-ciência política: Ética(bem supremo)
através do conhecimento da natureza humana e da busca da felicidade.
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