sábado, 11 de agosto de 2012

A Política: Resumo + Mapa




RESUMO: A POLÍTICA – ARISTÓTELES

-nascimento 385 a 322 a.c em Estagiros
-falecimento
-filiação: Nicómaco(médico)
-discípulo de Platão
-Deixou o estudo com Platão: Ficou célebre a frase que se lhe atribui a justificar a ruptura: "Sou amigo de Platão, mas ainda mais da verdade"
-foi mestre de Alexandre Magno
-características principais: rigor lógico e sua profundidade metafísica
-Aristóteles aceita a escravatura e considera-a mesmo desejável para os que são escravos por natureza.

-A POLÍTICA:
-expõem o papel arquitetônico da ciência política no conjunto do saber, tais como a Metafísica e o conjunto das Éticas
-é uma obra unitária na qual convergem oito tratados relativamente independentes cuja datação aproximada e concatenação
-Aristóteles resume seu livro: "Primeiro, procuraremos rever o que foi dito pelos nossos predecessores que investigaram este assunto. Depois, com base na nossa recolha de constituições, consideraremos o que preserva e o que destrói as cidades bem como as respectivas constituições e quais são as causas de que umas sejam bem governadas e outras não. Estudadas estas questões, podemos compreender melhor qual a melhor constituição, como cada uma deve ser ordenada e de que leis e costumes carece"
-Livros II, III, VII e VIII, transparece a preocupação de descrever o melhor regime de acordo com critérios derivados de considerações sobre o bem. A melhor cidade será aquela em que for possível a felicidade obtida pela vida criativa da razão.
-Os livros IV, V e VI descrevem os regimes constitucionais do mundo helênico
-temas chaves: I - A natureza da cidade e os seus elementos; II - A crítica das constituições; III - A teoria da cidadania e tipos de regime; IV - A pluralidade de regimes constitucionais; V - A teoria das revoluções; VI - Democracias e oligarquias; VII - A felicidade e o regime melhor; VIII - A educação dos jovens
-NATUREZA DA CIDADE:
-A política é libertadora, contexto que surge a mais célebre das fórmulas da obra: "o homem é, por natureza, um ser vivo política
-A componente inicial é a família ou casa com as relações entre marido e esposa, pais e filhos, senhores e servos.
-As categorias deste pórtico da obra - natureza, finalidade, felicidade, bem, homem, cidade, ser vivo - tocam o centro da filosofia de Aristóteles
-A natureza do indivíduo humano só é realizável através da comunidade social e política.
-Desde o nascimento, uns estão destinados por natureza a serem regidos, outros a reger; uns nascem livres, outros são escravos por natureza. Justifica a escravatura natural pela suposta incapacidade de certos homens se governarem a si mesmos; os escravos por natureza devem submeter-se ao governo do senhor no interesse deste e de si próprios.
- teoria da amizade, a força viva de cada sociedade. A amizade, também pode ter a conotação de amor e comunicação, é a substância do relacionamento humano e a dinâmica de todas as relações sociais duráveis, e de onde os governos retiram estabilidade. "Acreditamos que a amizade é o maior dos bens para as cidades".
-A FORMA DA CIDADE:
- O Livro III sobre a teoria da cidadania é o centro de gravidade da Política.
-cidade =conjunto de cidadãos
-politéia= regime, constituição, ordem constitucional, forma de governo, regime constitucional
- Aristóteles exclui da cidadania as mulheres, as crianças, os anciãos que ultrapassaram um limite de idade, os estrangeiros residentes (metecos) e os escravos.
- Aristóteles segue a mesma metodologia de descrição do caráter em termos de predominância de um dos três componentes da alma: desejo, vontade e razão.
-NATUREZA, FORMA E LEGISLAÇÃO:
- Aristóteles é um filósofo: interessa-se pela estrutura e não pela história da sociedade.
-PLURALIDADE DOS REGIMES:
- definição de politeia: "Um regime pode ser definido como a organização da cidade no que se refere a diversas magistraturas e, sobretudo, as magistraturas supremas; em qualquer cidade, o elemento supremo (kyrion) é o governo, e o governo é o próprio regime".
- A parte determinante: numa democracia será o povo, numa oligarquia o grupo dirigente.
- classificação dos seis tipos de politeiai em duas séries de regimes justos e injustos.
-justiça: consiste na igualdade de tratamento para os iguais e no tratamento desigual para os que têm méritos desiguais.
-dois aspectos da justiça política: obediência às leis, às quais se deve ajustar a conduta dos cidadãos; e o critério de igualdade (isonomia) não para todos, senão para os iguais, já que a desigualdade parece justa, e é, com efeito, não para todos, senão para os desiguais.
-três variantes de analise política: tipos básicos de regime(constitucional), o conflito de classes sociais(sociológica) e o ciclo de evolução dos regimes(histórica).
-VÁRIOS REGIMES IDEIAIS:
- ciência política deve examinar, sucessivamente, "a melhor forma de regime em absoluto"; a "forma melhor tendo em conta as circunstâncias"; "a forma de regime que se estabelece segundo um pressuposto"; e "a forma de regime que melhor convém ao conjunto de todas as cidades".
- a riqueza excessiva gera a insolência e a pobreza gera a criminalidade e malícia; e que a amizade apenas cresce entre os que são iguais em qualidades; estão reunidos todos os elementos para o legislador confiar na classe média como o bastão mais seguro da cidade.
- A finalidade educativa é a formação de homens livres com excelências éticas e dianoéticas. Um dado é certo: os saberes são liberais porque são libertadores.
-A CIÊNCIA POLÍTICA NA ESCALA DAS CIÊNCIAS E DA VIDA:
-ciência política: Ética(bem supremo) através do conhecimento da natureza humana e da busca da felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário